Lula diz que concluir BR-381 deve ser prioridade

Lula diz que concluir BR-381 deve ser prioridade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, em entrevista à rádio Itatiaia Vale do Aço, de Timóteo (MG), nesta quarta-feira (8), que obras de infraestrutura como a conclusão da duplicação da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares devem ser priorizadas.


"No meu governo, a gente concluiu a duplicação da BR-381 de São Paulo a Belo Horizonte. A Dilma começou a fazer de Belo Horizonte a Governador Valadares, mas logo depois veio o golpe e a obra ficou paralisada. Também fizemos o contorno rodoviário da BR-381 em Ipatinga, que foi inaugurado pelo saudoso companheiro José de Alencar em Ipatinga. Isso tirou o trânsito das cidades de Timóteo e Coronel Fabriciano, foi um investimento que na época custou mais de R$ 60 milhões. Eu estou dizendo isso porque nós precisamos terminar esse trecho da rodovia BR-381. É uma estrada essencial", afirmou.


Lula também destacou que tem uma ligação emocional forte com Minas Gerais e admiração por vários aspectos da cultura e do povo do estado. O ex-presidente disse também que no estado, um dos mais importantes colégios eleitorais no país, a aliança com o PSD do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, pode ser essencial. "Tenho certeza que podemos ter um bom resultado em Minas, tanto eu quanto o Kalil, é uma chapa muito forte", ressaltou.


Questionado pelos entrevistadores sobre como poderia auxiliar a região do Vale do Aço em relação a um de seus principais produtos, o aço, e em especial na relação com a China, que vende o mesmo produto, Lula afirmou que pensa em uma indústria siderúrgica com maior valor agregado como forma de incentivar o desenvolvimento.


"O aço é importante para Minas, para o Brasil e para o mundo. Eu tive brigas com a Vale porque achava que a empresa não deveria exportar só minério, mas produtos terminados, deveria ter mais usina para vender mais aço pronto para o mundo e não apenas para a China. Precisamos fazer com que as nossas usinas produzam mais valor agregado, mais tipos diferentes de peças", afirmou Lula.