Depois da repercussão do caso de um sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, baleado por um preso que recebeu o benefício da "saidinha", o congresso Nacional prevê revogar lei.
O projeto de lei que propõe o fim das saidinhas temporárias está parado na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado. Aprovado na Câmara dos Deputados, em agosto de 2022, o Projeto de Lei 2.253/2022 tem o intuito de revisar alguns pontos da Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984), a qual concede aos presos em regime semiaberto o direito da saída temporária em determinados períodos do ano. A nova proposta pede a abolição total do benefício.
Mas o atraso custou a vida do jovem Sargento Roger Dias da Cunha, de 29 anos, morto em consequência de dois tiros na cabeça, desferidos por um bandido, na noite da última sexta-feira (6/1).
Em minha opinião, leis ultrapassadas podem tirar a vida de mais um policial em Minas.
Bandidos com histórico de violência são autorizados para 'saidinha', que resulta em insegurança para todos brasileiros. Passou da hora disso acabar.
Separei no artigo abaixo um desabafo do Sgt QPR Fabiano Soares Dolabela:
Muito triste esta situação que ocorreu.
"Nos militares saímos de casa e deixamos nossos parentes nos esperando, para quando chegarmos poder nos abraçar.
Mas infelizmente é um risco que corremos, e com este colega de profissão não foi diferente, no entanto o risco com ele se consolidou e infelizmente tombou em ação, heroicamente, corajosamente, fielmente as nossas leis fracas e cheias de falhas."
"Que Deus e seus anjos o receba em seus braços, e que o Espírito Santo venha confortar sua esposa e filha de 4 meses, além de seus pais, amigos e todos os colegas de profissão que não baixarão suas cabeças e continuarão combater as forças do mal, honrando o nome deste herói chamado Sgt Dias e mostrarão aqueles que vivem as margens da lei, que mesmo estas leis não tenham força e cheia de falhas, estaremos nas ruas defendo e honrando o nome de nossa sociedade ordeira e que merece sim nossa proteção, somos seus escudos contra aqueles que saem de suas casas apenas para causar danos e dor, como lobos que apenas visam abater sua vítima sem perdão ou misericórdia."
"Fortes e marchemos, eia soldados, os passos destes heróis são faróis".
"Receba nossa mais sincera contingência Sr Sgt Roger Dias, como forma de agradecimento pelos seus excelentes serviços prestados a comunidade mineira, pois seus braços, suas pernas, seu coração e sua inteligência, estavam a dispor de servir e proteger."