DEPOIS DO SENADOR CLEITINHO, IRMÃO VAI A PONTE TORTA "COBRAR DO DNIT"
Em vĂdeo publicado em suas redes sociais na Ășltima semana, o senador Cleiton Gontijo de Azevedo (Republicanos) denunciou o estado da estrutura da "Ponte Torta", na BR-381, em João Monlevade. O parlamentar mostrou-se indignado com as condições do asfalto, que estariam colocando em risco a segurança dos motoristas.
Nesta quarta-feira (08), o irmão do senador Cleitinho, Eduardo Azevedo, que é deputado estadual em Minas Gerais, também esteve no local gravando um vĂdeo.
"Eu não quero saber de teorias, eu quero saber de prĂĄtica, na teoria o DNIT falou que essa ponte não tem risco, mas eu estou por cima dela e quando os caminhões passam a ponte realmente treme". Relatou Eduardo em um vĂdeo divulgado nas redes sociais.
O jornalista e socorrista Lindiomar Reis garante que é falsa a notĂcia sobre uma possĂvel rachadura na estrutura da Ponte Torta. "As juntas de dilatação ajudam a evitar fadigas estruturais de pontes e viadutos. Elas(as juntas) são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos. Essas estruturas estão constantemente submetidas a cargas móveis resultantes do trĂĄfego de veĂculos, que fazem com que elas se movimentem. Por isso, é preciso que o projeto preveja fendas entre esses elementos estruturais, a fim de evitar pontos de fadiga no tabuleiro e o surgimento de manifestações patológicas, como as fissuras", explica Reis
QUE DIZ O DNIT:
Desde o final de dezembro de 2024, a situação da chamada "Ponte Torta" na BR-381, em João Monlevade, tem sido alvo de muita discussão. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram supostas rachaduras na estrutura, mas, o que se vĂȘ são as juntas de dilatação ou movimento — mecanismos de engenharia comuns em pontes. Agora, nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu uma nota oficial afastando a possibilidade de qualquer risco estrutural no local novamente.Agentes da ANTT foram vistou nesta quarta-feira (08), vistoriando a ponte novamente.