BR-381: Pedágio de BH a Valadares será 4 vezes maior do que o de Contagem a SP

Valor do pedágio cobrado nas praças de pedágio previstas na concessão da BR-381 chega a R$ 121,50 em uma viagem de ida e volta entre Belo Horizonte e Governador Valadares

BR-381: Pedágio de BH a Valadares será 4 vezes maior do que o de Contagem a SP

Após a assinatura do contrato com a empresa que vai assumir a concessão da BR-381, uma viagem de ida e volta entre Belo Horizonte e Governador Valadares vai custar R$ 121,50 só em pedágio. É como se cada motorista pagasse para a empresa responsável pela melhoria e manutenção da via R$ 2,50 por quilômetro rodado nos 304 km concedidos.

Os preços dos pedágios previstos no projeto apresentado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) variam de R$ 10,79 a R$ 13,80 e serão instalados nos seguintes pontos: Caeté (R$ 13,80), João Monlevade (R$ 11,52), Jaguaraçu (R$ 13,40), Belo Oriente (R$ 10,79) e Governador Valadares (R$ 11,24). Os pedagios poderão ser cobrados após dois anos da assinatura do contrato de concessão.

A viagem pelo outro lado da rodovia, o trecho sob responsabilidade da Fernão Dias, que vai de Contagem à Extrema, fica bem mais em conta. São seis praças de pedágio nos aproximadamente 460 km, sendo R$ 2,70 em cada praça. Ou seja, ir e voltar da região metropolitana de Belo Horizonte até São Paulo custa quase quatro vezes menos em pedágio do que seguir para o interior de Minas Gerais. O desembolso é de R$ 32,40 no total.

Sistema de descontos

Segundo a ANTT, motoristas que circulam com maior frequência na via e optarem por pagamento eletrônico terão descontos no valor do pedágio. A ideia é implantar um sistema que gera cobrança de acordo com o trajeto de cada automóvel, o que leva a uma redução da tarifa. Trechos com pista dupla sofrerão cobrança 40% acima dos valores de pista simples. Usuários de dispositivos e sistemas eletrônicos obterão desconto de 5% dos valores das praças.

Da mesma forma, quem atravessa a via diariamente, como os que trabalham em cidades vizinhas, terão descontos progressivos na tarifa de acordo com a frequência de utilização. Foi criada uma tarifa máxima, aplicada aos que passam com menor frequência na via, e uma mínima que servirá para quem chegar na 30ª viagem. Em Caeté, por exemplo, o valor máximo é de R$ 13,80. Porém, para usuários recorrentes será de R$ 9,70.

Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística de Minas Gerais (Setcemg), Gladstone Viana Diniz Lobato, o valor do pedágio, apesar de alto, compensa em função de outros ganhos que chegam com uma melhoria da estrada. "Estamos tão desesperados com essa rodovia, que é mais um caminho do que uma estrada, que a gente não importa com pedágio. Porque com uma estrada melhor, a gente vai ter custos operacionais menores, viagens mais rápidas e mais segurança no percurso. Quando colocar tudo isso na ponta do lápis vai valer a pena", diz. Ainda segundo o empresário do setor de transportes, somente com a construção do túnel depois de Nova Era, ele já conseguiu uma economia de 5 litros de combustível por viagem realizada.