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ANTT apresenta novo projeto da BR-381 com cinco praças de pedágio; veja preços e locais

Projeto prevê valores entre R$ 10,79 e R$ 13,80 nas tarifas, mas concessionárias podem apresentar descontos no leilão

ANTT apresenta novo projeto da BR-381 com cinco praças de pedágio; veja preços e locais

A Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) apresentou na manhã desta quarta-feira (3) o projeto remodelado para a concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

O projeto foi relançado pelo governo federal após o fracasso de um leilão no final do ano passado, quando o trecho da BR-262 (até o Espírito Santo) foi incluído no projeto da BR-381.

Nenhuma empresa demonstrou interesse em assumir a concessão e o governo decidiu separar as duas rodovias, concedendo agora apenas os 304 quilômetros que ligam a capital mineira até Valadares.

Na audiência pública, os técnicos da ANTT e do ministério da Infraestrutura apresentaram os detalhes do projeto e receberam sugestões de entidades ligadas ao setor rodoviário e lideranças políticas mineiras.


O projeto prevê a instalação de cinco praças de pedágio ao longo dos 304 quilômetros entre BH e Governador Valadares. As praças serão instaladas nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.

As tarifas previstas variam de R$ 10,79 a R$ 13,80, mas no leilão elas poderão ter desconto de até 26%, uma vez que as empresas interessadas devem apresentar suas propostas. Com isso, a previsão do governo federal é que as tarifas girem em torno de R$ 9 e R$ 10.

Praças de pedágio - Preço estimado:

  • Caeté - R$13,80

  • João Monlevade - R$ 11,52

  • Jaguaraçu - R$ 13,40

  • Belo Oriente - R$ 10,79

  • Governador Valadares - R$ 11,24

Leilão

Em entrevista à Itatiaia, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, afirmou que o plano da pasta é realizar o leilão da BR-381 em dezembro deste ano e que cinco concessionárias já demonstraram interesse em assumir o trecho.

"A decisão de separar as duas rodovias foi após conversar intensamente com o mercado, reuniões em São Paulo e na Europa. Falamos com grandes grupos que já operam no Brasil, na Espanha e na França, que já têm experiência nessa área. Entendemos que no modelo apenas com a BR-381 teríamos cinco concessionárias interessadas em participar da concessão, ou seja, mostra que é leilão atrativo para o mercado", afirmou Sampaio.

Ele lembrou os principais obstáculos enfrentados pelo governo federal para a concessão da rodovia nos últimos anos, mas aposta que as melhorias feitas no projeto tornam o edital mais atrativo.

"Cheguei no ministério em 2008, acompanhei os leilões frustrados da BR-381 desde 2014, o ministro Tarcísio de Freitas tentou novamente este ano retomar esse processo, infelizmente, não ocorreu por falta de apetite do setor privado. E os motivos são o aumento dos insumos e as questões dos riscos geotécnicos pós chuva. Agora estamos conseguindo mitigar esses problemas e fazer uma modelagem que atraia os grandes grupos. Estamos trabalhando para que esse leilão ocorra em dezembro deste ano", disse o ministro.