Governo de Minas decide acabar com toque de recolher na onda roxa

Governo de Minas decide acabar com toque de recolher na onda roxa

Minas Gerais não terá mais toque de recolher e não terá mais a proibição de visitas e reuniões familiares durante a onda roxa do programa Minas Consciente, de combate à COVID-19. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinárioo COVID-19 em reunião nesta quarta-feira (7/04). O toque de recolher já estava suspenso desde a última segunda-feira (5/4), quando o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) convocou uma reunião com o governo do estado para discutir o fim da medida.

Na ocasião, o acordo que decidiu pelo fim da medida teve a participação também de deputados estaduais, do Ministério Público Estadual (MPMG), da Associação Mineira dos Municípios (AMM), entre outros órgãos.


Também foi decidido pelo comitê que a macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras devem avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente a partir da próxima segunda-feira (12/4).

Ficou estabelecido que as localidades das regiões serão monitoradas pela Secretaria de Estado de Saúde até a próxima sexta-feira (9/4) para garantir que não haja piora nos indicadores da covid-19. Somente será permitido o avanço a partir de segunda (12/4) caso o cenário positivo se mantenha favorável.

As demais regiões do estado devem seguir, por mais uma semana, as medidas decretadas na semana passada. A macrorregião do Triângulo do Norte e a microrregião de Patos de Minas (que, juntas, totalizam 38 municípios e abrangem cerca de 1,5 milhão de habitantes) permanecem na onda vermelha, e outras regiões de saúde vão continuar com as restrições da onda roxa.

De acordo com um integrante do comitê, as regiões só poderão evoluir para a onda vermelha se diminuir a transmissão do coronavirus, com a consequente queda das taxas de ocupação dos leitos hospilares – clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).