PRATA NÃO TERÁ O TRADICIONAL BIOLÔ EM 2022

Arquivo/Jornal tribuna do prata

Arquivo/Jornal tribuna do prata

O município de São Domingos do Prata, na região do Médio Piracicaba, há cerca de 90km de Ipatinga, cancelou a tradicional festa de carnaval para 2022, segundo informações do Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esporte da administração local. A decisão segue a mesma linha de dezenas de cidades mineiras que estão recuando neste momento em realizar o evento, na tentativa de impedir um novo avanço da pandemia de covid-19.

Será o segundo ano seguido em que o município não fará o evento, considerado tradicional no Médio Piracicaba. O Carnaprata era realizado com uma média de seis dias de festas, com participação de blocos populares e de milhares de pessoas.

Nesta semana, o governador Romeu Zema (Novo) voltou a falar sobre o assunto e disse que os protocolos relativos à realização do carnaval, no em Minas Gerais, devem ser definidos no ano que vem. E destacou o avanço da vacinação no Estado tanto da segunda quanto da terceira dose, além da melhora dos números da pandemia, mas declarou sua preocupação em relação às festas de fim de ano e para o ano 2022.

"O carnaval é uma preocupação sim, da mesma maneira que as festividades de fim de ano", afirmou. No mês passado, o governador disse que a decisão sobre o carnaval seria de cada prefeito, com organização e orientação por parte de cada Executivo.

Dezenas de municípios mineiros já afirmaram que não terão festa de carnaval, em razão do risco de uma nova onda de covid-19, como já ocorre na Europa e em alguns países da Ásia. Em Ouro Preto, onde ocorre um dos carnavais mais tradicionais do Estado, ainda não há definição e uma decisão oficial deve ser anunciada na próxima sexta-feira (10), em coletiva a imprensa.