UM MINEIRO QUE FAZ A DIFERENÇA NA VIDA DE NOVA ERA E REGIÃO
Artur Moreira, empresário, artista e ativista humanitário radicado nos Estados Unidos, todos os anos retoma às suas origens, onde promove, com recursos próprios, um espetáculo natalino de luz e beleza no Colina. Expectativa é que, em 2021, o público chegue a 20 mil visitações
A pequena Nova Era, distante 140 quilômetros de Belo Horizonte, com seus pouco mais de 17 mil habitantes, tem um motivo especial para reverenciar um morador ilustre, que mesmo nascido na vizinha Governador Valadares, escolheu a cidade para ressignificar a importância de se fazer o bem.
Artur Moreira, um misto de visionário, empresário, ativista humanitário e marceneiro, especialista em planejar móveis e objetos inusitados que já foram expostos em galerias de arte no exterior, tem muitas histórias para contar. Histórias de vida, que passam pela decisão, ainda jovem, de deixar o país e morar nos Estados Unidos, em busca de reconhecimento profissional. Histórias de superação.
A imersão nas causas sociais sempre foi a inspiração para praticar filantropia mundo afora: África, Haiti, Nepal, Brasil, Estados Unidos - ajudando no que fosse preciso para trazer dignidade e alegria para comunidades necessitadas e devolver a cidadania a quem perdeu o pouco que tinha em tragédias naturais.
Artur Moreira tem um grande legado. Ao longo desses anos, nessa trajetória marcada por altos e baixos, nunca se esqueceu de suas origens. Persistente, decidiu que no auge de sua carreira, precisava fazer algo de bom para os novaerenses. E foi assim que, aos poucos, por meio de recursos próprios, sem ajuda na esfera pública, tão pouco na iniciativa privada, que esse mineiro de 44 anos, de fala pausada e sorriso largo, começou a mudar da vida dessas pessoas, por meio do resgate e da promoção do bem comum.
Trajetória - Tudo começou no bairro onde ele cresceu, o Colina, com um projeto de revitalização do Parque Público, conduzido e realizado por ele, com recursos próprios. Uma verdadeira transformação paisagística num espaço até então esquecido pelo poder público. Um local que era mato se transformou no maior ponto turístico da cidade, tudo obra de Artur Moreira. "O que eu quis foi despertar a consciência coletiva nas pessoas, o sentimento de pertencimento, da importância de se cuidar do local onde se vive", recorda.
Artur conseguiu com que a comunidade abraçasse suas ideias e, juntos, colocaram a mão na massa. Iniciou-se então, em 2012, a transformação da Escadaria do Colina, com o projeto de iluminação e a instalação das câmeras de segurança. Desde aquela época, em todos os anos, no Natal, com exceção de 2020, em função da pandemia, o local transforma-se num típico cenário natalino com show de luzes e de fogos de artifícios. A visitação, pelas famílias de Nova Era e das cidades vizinhas, vem batendo.
Radicado há quase 30 anos nos Estados Unidos onde se estabeleceu profissionalmente, Artur Moreira sempre volta ao Brasil para se debruçar nos seus projetos sociais realizados com recursos próprios. Neste ano, o artista passou três meses aqui, devido à pandemia. E aproveitou para fazer a higienização dos corrimãos e degraus da Escadaria do Parque do Colina, junto com os moradores do bairro.
"O que eu faço é algo para inspirar, para despertar em cada um o espírito de coletividade, o sentimento de mudança. Para que todos possam viver em harmonia. Isso é o que conta", ressaltando que o seu sonho é conseguir sensibilizar outros empresários para que façam o mesmo que ele.
Este ano, as ações no bairro Colina terão um significado especial, com a retomada de tudo que ficou em stand by com a pandemia e o isolamento social. Tempo de comemorar a retomada dessa grande iniciativa.
Programação - Dia 10 de dezembro será a inauguração da iluminação do jardim, toda colorida, em sua maioria, em neon. Projeto que vai demandar recursos da ordem de R$ 120 mil. Segundo Artur Moreira, este é o primeiro ano que conseguiu o patrocínio de R$ 35 mil. O resto será bancado por ele.
O espaço, que já possui obras de arte de artistas brasileiros espalhadas em pontos estratégicos, receberá no mesmo dia uma escultura de uma família de retirantes nordestinos, referência à rodovia, principal rota para o Nordeste do país.
No dia 11 de dezembro é a vez das crianças e adolescentes mostrarem suas habilidades na tradicional oficina de arte, que acontece desde que o Natal do Colina é realidade. Serão 220 crianças que terão, mais uma vez, a oportunidade de trabalhar com madeira, ofício desse artista, empregando, nos oratórios a policromia, em alusão ao barroco mineiro. "Queremos despertar talentos para que essa juventude se profissionalize e faça a diferença em suas vidas, no cotidiano dessa comunidade", destaca Artur Moreira, ao contar que, desde que concebeu a ideia do Natal do Colina, as oficinas artísticas integram a programação.
Serviço: O espaço no Colina estará aberto ao público de Nova Era e região por 21 dias, até 6 de janeiro de 2022, Dia de Reis. A expectativa de visitação é de mais de 20 mil pessoas, superando a meta de 19 mil pessoas, em 2019.
Para saber mais sobre Artur Moreira:
Instagram: https://www.
https://www.instagram.com/
https://www.instagram.com/