CRUZEIRO É DOMINADO CEDO PELO VITÓRIA, VÊ TABU ENCERRADO E VOLTA A PERDER

Resultado pode não influenciar na trajetória da Raposa na competição, mas desempenho deixou muito a desejar

Walmir Cirne/Folhapress

Walmir Cirne/Folhapress

Norberto, Jean Victor, Léo Santos, Rhodolfo, Joseph, Ariel Cabral, Henrique, Flávio, Giovanni, Felipe Augusto, Rafael Sóbis, Wellington Nem e Keké. Estes são os jogadores que terão o contrato encerrado com o Cruzeiro ao fim da temporada. Dos 13, cinco foram titulares na derrota para Vitória por 3 a 0, neste domingo (14), no Barradão, em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Se as últimas partidas servirão para avaliar permanências e saídas, o jogo contra o Leão baiano deixou muito a desejar. Pela primeira vez desde 12 de abril de 2006, quando a Raposa perdeu para o time nordestino por 2 a 1, pela Copa do Brasil, o Vitória voltou a vencer o Cruzeiro dentro do Barradão. Um tabu quebrado.

Mas ainda teve outro. A última vez que o Cruzeiro perdeu para o Vitória foi em 2010, desde então, foram 16 jogos de invencibilidade da Raposa. Até o dia 14 de novembro de 2021.

Com sete minutos do primeiro tempo, o placar já estava em 2 a 0. O primeiro gol do Vitória veio no 'fogo amigo', com o celeste Thiago, logo aos 3 minutos, desviando contra a própria meta. Aos 7, David, o grande nome do jogo, começou a aproveitar a peneira que estava a defesa celeste. Ele ainda voltaria a marcar aos 34 minutos da etapa inicial, dando números finais ao marcador de forma precoce. Um jogo onde Luxemburgo mandou a campo Norberto como titular na lateral-direita e tinha na esquerda Felipe Augusto, mantido no setor.

O Cruzeiro esteve completamente apagado. Aquele ritmo de fim de feira parece ter chegado cedo à Toca da Raposa. Seja pelo fato dos muitos contratos próximos do fim ou também pela motivação zero que a equipe tem depois de conseguir se livrar do risco de rebaixamento. Não importa o que seja, muito pouco para a história do Cruzeiro. No segundo tempo, o time até esboçou alguma coisa, mas de forma totalmente desordenada e tendo ainda um vitória que diminuiu a intensidade diante de um adversário dominado. Para se ter ideia, o jovem atacante Thiago terminou o jogo sem uma finalização a gol. Coisas para se repensar em um time que na maior parte do campeonato desapontou o seu torcedor, fazendo-o querer que agora, mais do que nunca, a Série B 2021 termine o mais rápido possível.

Quem comemorou mesmo foi o Vitória, que com o resultado deixou de forma momentânea o Z-4 da competição e agora aparece em 16º, com 40, torcendo para que Brusque e Londrina continuem cooperando até as rodadas finais para, enfim, respirar na Série B e não viver o pesadelo de uma queda à terceira divisão. Foi o segundo 3 a 0 aplicado pelo time no torneio em sequência, pois o Leão já havia derrubado o Vasco pelo mesmo placar na última rodada.