CÂMARA DE NOVA ERA APROVA PROJETO DE HORTA COMUNITÁRIA
A Câmara Municipal de Nova Era aprovou em 2º turno, durante a 18ª reunião ordinária (209), o projeto de lei que instala um programa para horta comunitária no município. De autoria dos vereadores Matheus Martins Leão e Geovane Gomes Batista, o objetivo é aproveitar mão-de-obra desempregada, proporcionar terapia ocupacional para homens e mulheres da terceira idade, aproveitar áreas devolutas, manter terrenos limpos e utilizados, promover a produção de forma sustentável e agroecológica na cidade.
De acordo com o projeto de lei, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, gerenciaria o programa. As hortas poderão ser instaladas em áreas públicas municipais, áreas declaradas de utilidade pública e ainda não utilizadas e em terrenos ou glebas particulares, com a permissão do proprietário.
As hortas serão trabalhadas por uma pessoa ou por um grupo, que se devem se cadastrar, individualmente, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social.
Os vereadores Matheus Leão e Geovane Gomes ainda explicam que conforme o projeto, o local ainda poderá servir de terapia ocupacional. No entanto, para este fim, deve ser iniciado a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Os parlamentares ressaltam que, se aprovado, o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares em Nova Era trará grandes benefícios e desenvolvimento para comunidade e seu entorno.
"A iniciativa permitirá, a produção de produtos agrícolas frescos que contribuirão para a subsistência e para a complementação alimentar das famílias residentes nesses bairros. O projeto de lei possui caráter social, promovendo a inclusão de jovens e idosos de baixa renda e em situação de vulnerabilidade, aproveitando a mão de obra de pessoas desempregadas e da terceira idade. Ainda fomentam o desenvolvimento de um espírito e identidade da comunidade, unem as pessoas e contribui para a criação de líderes comunitários", pontuaram Matheus e Geovane.