Nos últimos meses, a prefeitura de Nova Era começou a disponibilizar novos contêineres de lixo em bairros da cidade.
A medida, mesmo que benéfica, tem incomodado alguns munÃcipes, já que o mau uso tem deixado outros moradores incomodados.
No Bairro Centenário, os moradores ouvidos pela reportagem comemoraram a ação, mas confessaram a preocupação ao verem os contêineres lotados de lixo e o acúmulo e descarte indevido de outros materiais. "Hoje eu acordei, fui até a pracinha aqui na Rua Nossa Senhora do Rosário e me deparei com uma quantidade absurda de lixo e materiais diversos como colchão, caixa de terra, caixa de transporte de pets, cães rasgando sacolas, fiquei arrasada e sempre vejo pessoas culpando a prefeitura". Destacou uma dona de casa de 59 anos que preferiu não se identificar.
No Bairro Córrego das Pedras (Vila Santa Rosa), moradores denunciam outros moradores que realizam a mesma prática. Segundo relatos, alguns dos contêineres foram incendiados no local. O que mais chama a atenção é a quantidade de entulhos, restos de construções, bem como vegetação oriunda de capinas.
Procurada, a Prefeitura Municipal informou que realiza a coleta de lixo e reciclagem conforme a escala de cada bairro e o problema pode ser solucionado com o bom senso da própria comunidade.