Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos

Videoprova em Libras Ă© um dos recursos oferecidos pelo Inep

(Foto: divulgação)

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O estudante Álvaro Ribeiro, de 21 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio utilizando o recurso de videoprova em Libras, a LĂ­ngua Brasileira de Sinais, em 2018 e em 2019. A primeira vez foi só para conhecer a prova, e, na segunda, ele conseguiu a pontuação suficiente para ingressar no curso de Gestão PĂșblica do Instituto Federal de BrasĂ­lia (IFB), na capital federal.

Apesar de entender bem a LĂ­ngua Portuguesa, o aluno, que tem deficiĂȘncia auditiva e paralisia cerebral, sente dificuldade para compreender algumas palavras e expressões. Para ele, a oportunidade de fazer a prova em Libras, que domina, foi fundamental para ingressar no ensino superior.

"Para mim, é complicado entender o portuguĂȘs escrito, não são todas as palavras que entendo. Se não tivesse a videoprova, iria me prejudicar, seria uma barreira para eu entender as questões", diz Ribeiro.

A videoprova do Enem em Libras é um recurso oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira (Inep) desde 2017. Nela, as questões e as opções de respostas são apresentadas na LĂ­ngua Brasileira de Sinais por meio de um vĂ­deo. Os editais, as cartilhas e as campanhas de comunicação do Enem também são disponibilizados em Libras.

O recurso é importante porque muitos surdos e deficientes auditivos tĂȘm a Libras como primeira lĂ­ngua e o portuguĂȘs como segunda, o que dificulta o entendimento da prova no formato tradicional. Em 2023, 641 candidatos ao Enem pediram a aplicação da videoprova em Libras e 718 candidatos pediram um tradutor-intérprete em Libras. Segundo o Inep, cerca de 61,5 mil alunos da educação bĂĄsica tĂȘm alguma deficiĂȘncia relacionada à surdez no Brasil.

Além do recurso da Libras para os estudantes surdos, o Inep oferece outros tipos de atendimento e recursos de acessibilidade no Enem. Nesta edição, o Inep aprovou 38.101 solicitações de atendimento especializado e 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade.

Entre os recursos mais pedidos pelos participantes estão o auxĂ­lio para leitura, com 10.721 solicitações aprovadas, a correção diferenciada, com 8.703, o auxĂ­lio para transcrição, com 7.507, e a sala de fĂĄcil acesso, com 6.449 pedidos. Entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior nĂșmero, com 13.686 pedidos aprovados, seguido pelo nĂșmero de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.

Outros recursos de acessibilidade oferecidos são auxĂ­lio para leitura e para transcrição, leitura labial, leitura tĂĄtil e cartão-resposta ampliado.