Enem garante recursos de acessibilidade para candidatos
Videoprova em Libras Ă© um dos recursos oferecidos pelo Inep
O estudante Álvaro Ribeiro, de 21 anos, fez o Exame Nacional do Ensino Médio utilizando o recurso de videoprova em Libras, a LĂngua Brasileira de Sinais, em 2018 e em 2019. A primeira vez foi só para conhecer a prova, e, na segunda, ele conseguiu a pontuação suficiente para ingressar no curso de Gestão PĂșblica do Instituto Federal de BrasĂlia (IFB), na capital federal.
Apesar de entender bem a LĂngua Portuguesa, o aluno, que tem deficiĂȘncia auditiva e paralisia cerebral, sente dificuldade para compreender algumas palavras e expressões. Para ele, a oportunidade de fazer a prova em Libras, que domina, foi fundamental para ingressar no ensino superior.
"Para mim, é complicado entender o portuguĂȘs escrito, não são todas as palavras que entendo. Se não tivesse a videoprova, iria me prejudicar, seria uma barreira para eu entender as questões", diz Ribeiro.
A videoprova do Enem em Libras é um recurso oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂsio Teixeira (Inep) desde 2017. Nela, as questões e as opções de respostas são apresentadas na LĂngua Brasileira de Sinais por meio de um vĂdeo. Os editais, as cartilhas e as campanhas de comunicação do Enem também são disponibilizados em Libras.
O recurso é importante porque muitos surdos e deficientes auditivos tĂȘm a Libras como primeira lĂngua e o portuguĂȘs como segunda, o que dificulta o entendimento da prova no formato tradicional. Em 2023, 641 candidatos ao Enem pediram a aplicação da videoprova em Libras e 718 candidatos pediram um tradutor-intérprete em Libras. Segundo o Inep, cerca de 61,5 mil alunos da educação bĂĄsica tĂȘm alguma deficiĂȘncia relacionada à surdez no Brasil.
Além do recurso da Libras para os estudantes surdos, o Inep oferece outros tipos de atendimento e recursos de acessibilidade no Enem. Nesta edição, o Inep aprovou 38.101 solicitações de atendimento especializado e 70.411 pedidos de recursos de acessibilidade.
Entre os recursos mais pedidos pelos participantes estão o auxĂlio para leitura, com 10.721 solicitações aprovadas, a correção diferenciada, com 8.703, o auxĂlio para transcrição, com 7.507, e a sala de fĂĄcil acesso, com 6.449 pedidos. Entre os atendimentos especializados, as solicitações de pessoas com déficit de atenção alcançaram o maior nĂșmero, com 13.686 pedidos aprovados, seguido pelo nĂșmero de inscritos com baixa visão, que totalizaram 6.504.
Outros recursos de acessibilidade oferecidos são auxĂlio para leitura e para transcrição, leitura labial, leitura tĂĄtil e cartão-resposta ampliado.