DETENTO MORRE EM CELA DO CASTIGO DURANTE INCÊNDIO NO PRESIDIO DE CARATINGA

DETENTO MORRE EM CELA DO CASTIGO DURANTE INCÊNDIO NO PRESIDIO DE CARATINGA

CARATINGA(MG)- Na noite desta terça-feira, 9 de maio de 2023, um intenso incêndio ocorrido na unidade prisional de Caratinga, no bloco C, em duas celas, deixou doze detentos feridos e um morto, os feridos foram encaminhados às unidades de saúde mais próximas do local.

De acordo com as informações, a maior parte dos detentos tiveram intoxicação por inalar fumaça dos colchões queimados nas celas, outros sofreram queimaduras pelos corpos, as chamas foram controladas pelos Policiais Penais que agiram rápido em fazer a separação dos detentos e realizarem o combate ao fogo. Segundo informações, o fogo começou na cela do castigo, onde Nilton Lopes Freitas Neto, de 22 anos, oriundo da cidade de Piedade de Caratinga .


Viaturas da Policia Militar, SAMU, Militares do Corpo de Bombeiros foram rapidamente para o presídio, para fazer as transferências para os hospitais mais próximos, segundo informações a maioria dos feridos são presos de Itabira. Segundo informações, alguns dos detentos foram encaminhados para uma UPA e para o CASU hospital Irmã Denise na rua Niterói, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Caratinga.

No momento do incêndio vários Policiais Penais que estavam de folga foram chamados em apoio ao presídio. De acordo o Corpo de Bombeiros Militar de Caratinga, as chamas foram contidas pelos próprios Policiais Penais.

De acordo com informações da Polícia Militar, dois detentos foram encaminhados para a UPA e um total de dez para o hospital Irmã Denise. Já o SAMU de Caratinga informou que dois dos sete detentos que foram levados por eles para o Hospital Irmã Denise tiveram queimaduras de terceiro grau. Já os demais, encontram-se em estado estável de saúde.


Uma grande aglomeração de familiares dos presos se formou na porta do presídio de Caratinga em busca de notícias e depois foram para a porta do hospital Irmã Denise para ver os nomes dos detentos que constavam na lista de entrada na unidade de saúde. No hospital o Tenente Lessa, da Polícia Militar, informou os nomes das vítimas e o estado de saúde deles aos familiares que aguardavam ansiosos por notícias.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado, Sejusp, emitiu nota sobre o ocorrido no presídio de Caratinga, informando que acompanha todos os desdobramentos do fato. De acordo com a Sejusp, as informações são de que os presos atearam fogo em colchões na cela em que se encontravam, causando o incêndio. De acordo, ainda, com a nota, a direção do presídio mantém os familiares dos presos que saíram feridos constantemente informados sobre o estado de saúde deles.

Durante o atendimento aos feridos pelo incêndio no presídio, o hospital Irmã Denise chegou a suspender outros tipos de procedimentos, como consultas, exames e visitas, tal foi a movimentação naquela unidade de saúde envolvendo a ocorrência. As informações mais recentes dão conta de que dois desses detentos levados para aquele hospital já foram liberados.