ESTUDANTES DO PRATA PROTESTAM CONTRA O NOVO ENSINO MÉDIO
Um grupo de 150 alunos, pais e servidores da Escola Estadual Marques Afonso, de São Domingos do Prata, promoveram uma manifestação nesta quarta-feira (15), em frente à Superintendência Regional de Ensino de Nova Era (SER). Eles manifestaram contra o Novo Ensino Médio em tempo integral obrigatório e defendem a revogação do modelo proposto pelo Ministério da Educação (MEC), no fim de 2022.
Eles afirmam que o Novo Ensino Médio foi aprovado sem amplo debate público e sem ouvir educadores e estudantes, o que gerou uma série de problemas: matérias sem conteúdo aprofundado, professores sobrecarregados, aulas e escolas sem estrutura, falta de formação e insuficiência de investimentos na formação de professores.
O protesto aponta para a estrutura deficiente da escola, imprópria para atender a estudantes por 9h diárias, mudanças na grade disciplinar, muias vezes fora da realidade dos alunos e a distância entre a casa deles e a escola estadual, o que colabora com a evasão escolar.
A aluna secundarista, Maria Luiza Tomaz, de 17 anos, que discursou em nome dos estudantes afirmou: "o tempo integral obrigatório somado ao novo ensino médio tem agravado as desigualdades educacionais e aumentado a evasão escolar. A sociedade não pode fechar os olhos para essa realidade. Precisamos de ações efetivas urgentes".
Já o professor de Sociologia da escola, Welington Venâncio, disse que tais reivindicações já foram levadas à SER, mas a escola não recebeu a devida atenção. Segundo ele, a Marques Afonso recebe muitos alunos da zona rural, alguns que residem a 35 KM da escola. Para estudar, eles precisam sair de casa às 4h30 e só retornam às 19h. "Só na escola eles permanecem por mais de 9h diárias e onde não há a devida estrutura logística e pedagógica para esse tipo de atendimento", afirma. Ainda segundo Venâncio, só no ano passado, mais de 230 alunos evadiram da escola e que, neste ano, dezenas de estudantes da cidade estão migrando para escolas públicas de outras cidades.
Novo Ensino Médio
O novo currículo que reduz a obrigatoriedade de algumas disciplinas cria itinerários, que permitem que os alunos se aprofundem nos temas de interesse. Entre as opções, está a ênfase em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou no ensino técnico. A oferta de itinerários, entretanto, depende da capacidade das redes de ensino e das escolas.