Além da preocupação com buracos e queda de barrancos ao longo da BR-381 no Vale do Aço, há agora outro ponto da rodovia que tem gerado apreensão aos motoristas: a situação da ponte Onça Grande, localizada no km-283 da BR-381, em Jaguaraçu, com parte da estrutura sem guarda-corpo e com sinais de erosão em sua base, que aumenta gradativamente.
Devido a essa situação da ponte sobre o ribeirão Onça Grande, surge a preocupação de ser interditada, caso a erosão aumente ainda mais e comprometa toda a estrutura. Caso isso aconteça, os motoristas do Vale do Aço, com destino a Belo Horizonte, precisariam buscar por rotas alternativas com distâncias bem maiores.
Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta sexta-feira (27), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a ponte Onça Grande está no trecho que consta no projeto de duplicação da BR-381 (Belo Horizonte - Vale do Aço). "O trecho possui cobertura vigente para obras de manutenção por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Exército Brasileiro", afirmou.
Erosão
A autarquia também destacou que foi realizado, recentemente, a aplicação de uma camada de pedras junto ao encabeçamento da ponte, evitando que o excesso de água provoque erosão junto à cabeceira. "O Dnit informa que, não há até o momento nenhum indicativo de necessidade de interdição".
Guarda-corpos
Conforme o Dnit, as tratativas referentes à manutenção e recomposição dos guarda-corpos das pontes e viadutos da BR-381/MG, do segmento em questão, já estão sendo conduzidas. "No momento, o Dnit segue monitorando a situação no local", concluiu a nota.
Mais detalhes da situação da ponte Onça Grande, em Jaguaraçu, podem ser conferidos no vÃdeo publicado pelo canal "Ferreira Oliver Drone" no Youtube. Clique aqui e assista.
Obras emergenciais
Conforme publicado pelo Diário do Aço no dia 18 deste mês, uma estimativa de nove rodovias do Sudeste brasileiro receberá obras emergenciais do governo federal para recuperação de estruturas comprometidas, informou o Ministério da Infraestrutura (Minfra). Entre as rodovias está a BR-381.
Primeiros meses
Segundo o Minfra, os trechos que serão atendidos nos primeiros meses do ano são, especialmente, "empreendimentos atingidos pelo acúmulo de águas no perÃodo chuvoso. Com inÃcio imediato, os trabalhos de pronto atendimento incluem, na região, as BRs 259/ES, 262/ES, 342/ES, 262/MG, 265/MG, 354/MG, 367/MG, 381/MG e 494/MG". Os detalhes do plano de trabalho a ser executado pelo Ministério dos Transportes e entidades vinculadas nos primeiros meses do ano foram anunciados pelo ministro Renan Filho.
Duplicação
Conforme Renan Filho, a duplicação de cinco quilômetros da BR-381, no Vale do Aço, é uma das obras que devem ser entregues nos primeiros meses de 2023 e que integram o plano de 100 Dias do Governo Federal para o setor. A previsão é que a intervenção seja concluÃda em abril.
Diário do Aço