S.D.PRATA: 12 FAMILIAS ESTÃO ISOLADAS E SEM ASSISTÊNCA NA LOCALIDADE DE AREIÃO E BRAGA
Doze famílias estão praticamente isoladas nas comunidades do Areião e Braga, Zona Rural da cidade de São Domingos do Prata no Médio Piracicaba.
De acordo com informações enviadas a nossa reportagem, o acesso as duas comunidade está danificado após as constantes chuvas que caíram na região nos últimos dias.
A professora aposentada, Maria da Consolação Fonseca de 67 anos, moradora da comunidade, relatou para o Portal Rede Nova Era, a sua indignação, segundo ela, "pela falta de apoio" da Prefeitura de São Domingos do Prata.
"Estou fazendo esse apelo em nome de 12 familiares, a maioria idosos, você não tem ideia, meu marido e meu vizinho tem tentado fazer de serviço braçal a manutenção em algumas partes para passar ao menos carro pequeno, um caminhão de leite está afundado há mais de 2 horas, agora obstruindo a passagem e atrapalhando o até mesmo os produtores rurais" disse a moradora.
Maria ainda relatou que tentou diversas vezes contar com a ajuda da prefeitura que prometeu resolver o problema nesta quinta-feira (26), mas que até o fechamento desta reportagem não havia comparecido.
São Domingos do Prata foi a primeira cidade do estado a decretar situação de calamidade pública por causa dos estragos provocados pelas chuvas neste ano. O decreto foi oficializado pelo governo do estado e publicado no boletim da Defesa Civil estadual na última terça-feira (17).
Assim como outras cidades da região, como Antônio Dias e Jaguaraçu, São Domingos do Prata teve estradas, pontes e estruturas públicas danificadas pela chuva. Casas e prédios públicos foram atingidos por alagamentos e inundações.
Em comunicado divulgado nas redes sociais da prefeitura, o prefeito Fernando Rolla já havia anunciado o cancelamento do carnaval na cidade por conta dos estragos.
Mais de 300 cidades estão sob alerta de chuvas intensas até amanhã; previsão é de até 100 mm/dia
Cidades de nove regiões de Minas, incluindo São Domingos do Prata e Nova Era, estão sob alerta de chuvas intensas até a manhã desta sexta-feira (27). São 302 municípios com previsão de precipitação de volume entre 30 mm/h e 60 mm/h ou 50 mm/dia e 100 mm/dia, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão do instituto é que as chuvas venham acompanhadas ainda de ventos intensos, que podem atingir entre 60 km/h e 100 km/h.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).