CRATERA COM QUASE 5 METROS DE PROFUNDIDADE SE ABRE NA BR-381

Segundo informações preliminares, abaixo da pista há uma galeria de água; equipe da regional industrial da prefeitura esteve no local

CRATERA COM QUASE 5 METROS DE PROFUNDIDADE SE ABRE NA BR-381

Um buraco de aproximadamente 4,80 metros de profundidade se abriu na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (17). Segundo informações preliminares, abaixo da pista há uma galeria de água. Uma equipe da regional industrial da Prefeitura de Contagem esteve no local.


O zelador de uma empresa localizada na via, José Alves, 66 anos, contou que ouviu o barulho do asfalto se rompendo. "Parece que um caminhão passou e abriu esse buraco. Foi de uma vez. Eu e meu colegas acionamos ajuda e fomos fechando o trânsito para não causar um acidente", relata.

Segundo a equipe técnica, que fechou a pista marginal, ainda não há informações sobre as causas e nem sobre quais medidas serão tomadas.

Um funcionário de outra empresa vizinha coloca a culpa na Copasa. "Aqui embaixo passa uma galeria que vem trazendo água desde lá de cima e segue por dentro da empresa. Há uns três anos, uma manilha estourou e foi complicando tudo. Vieram aqui, fizeram uma obra mal feita que resultou nisso", acusa.

A Companhia foi procurada pela reportagem e informou que técnicos estiveram no local, juntamente com a Prefeitura Municipal de Contagem, realizando uma vistoria para identificar a causa da abertura da cratera. "As medidas cabíveis serão tomadas após a conclusão da análise", disse em nota.

Um agente da Copasa já havia adiantado que não é possível dizer se sob o buraco está uma galeria ou uma adultora. "Só quando abrir, poderemos dizer", informou.

Prefeitura de Contagem

Indagada pela reportagem, a Prefeitura de Contagem informou que o trecho da avenida Cardeal Eugênio Pacelli é de jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). "A Prefeitura de Contagem já acionou a autarquia federal e a Copasa. Além disso, deslocou de imediato uma equipe da Secretaria de Obras para averiguar qual a origem da erosão e as providências cabíveis para sanar o problema", esclareceu.

A Transcon interditou a via marginal onde o buraco se abriu. "Até lá, o acesso à Rodovia Fernão Dias sentido Betim deve ser feito pelo corredor central da avenida", informou.