Um caminhão guincho que transportava outro caminhão, tanque, carregado com 18 mil litros de emulsão asfáltica (produto perigoso) caiu em uma ribanceira na MG-259, em Diamantina, próximo a Gouveia.
O caminhão guincho seguia na direção Curvelo-Diamantina, quando o motorista perdeu o controle da direção próximo ao km-474. O veículo desceu desgovernado em um talude, de ré, fazendo com que o caminhão tanque tombasse e a carga escorresse pelo terreno.
O motorista do guincho foi resgatado pela unidade de resgate (UR) consciente e orientado, queixando de dor nas costas, pernas e cabeça. O ajudante não apresentou ferimentos e dispensou atendimento.
A carga de emulsão asfáltica atingiu o leito de um córrego próximo ao acidente, sendo carreado à jusante, atingindo outros córregos do curso d"água.
Os bombeiros fizeram duas contenções com terra para evitar que mais produto chegasse ao córrego. Porém, grande parte da carga já havia atingido a calha do rio, quando os militares chegaram.
Devido ao risco da população vizinha entrar em contato com a água contaminada, foi feito contato com a Defesa Civil do município de Gouveia, para comunicação e providências cabíveis junto à população local.
Foi feito também contato com o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA), para providências ambientais decorrentes. A empresa responsável pela carga acionou a empresa Ambipar para retirada do produto perigoso.
A Polícia Ambiental foi acionada para comparecer ao local. A pista ficou liberada para trânsito de veículos na rodovia.