NOVA ERA COMPLETARÁ 319 ANOS NESTE SÁBADO: CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

https://www.instagram.com/thiagotba83/

https://www.instagram.com/thiagotba83/

A História de Nova Era

Nova Era teve sua origem, como tantos arraiais de Minas Gerais, na febre do ouro que empolgou e atraiu para o sertão mineiro os bandeirantes paulistas e baianos no final do século XVII e começo do século XVIII.

O primeiro topônimo foi São José da Lagoa, em homenagem ao Santo do dia (São José, 19 de março) em que os primeiros desbravadores chegaram à margem de uma grande lagoa. Admite-se tenha esse fato ocorrido entre 1703 e 1705 quando foi instalada realmente um primeiro núcleo de mineração, por ocasião da passagem dos bandeirantes Antônio Dias de Oliveira e dos Irmãos Camargos pelas margens auríferas do Rio Piracicaba.

A existência, ainda hoje, de montões de cascalhos e de canais de captação de água em vários pontos do município são provas evidentes de que a mineração foi o fator preponderante na fixação dos primeiros moradores. Posteriormente, seja por exaustão das minas e dos garimpos ou por excessivo rigor fiscal na tributação do trabalho dos faiscadores e garimpeiros, a primitiva ocupação cedeu lugar à lavoura, surgindo várias fazendas. As principais foram as de Rio do Peixe, Figueiras, Perdões, Barra do Ribeirão das Cobras ("Barra do Prata"), Corrientes, Vargem e Mato Dentro.

A essa altura, no local onde se acha a sede do município de Nova Era, já existia o Arraial de São José da Lagoa, com algumas centenas de habitantes fixos cuidando de comércio, garimpo, ofícios e outros afazeres, abastecida a população pelas fazendas citadas.

Em 1750, era capela curada, da freguesia de Rio Piracicaba, depois de ter estado, eclesiasticamente subordinado a Caeté e, posteriormente, a Santa Bárbara. Em 1832, ainda como capela curada, passou a subordinar-se à freguesia de Antônio Dias; finalmente, em outubro de 1848, pela Lei provincial n­º 384, foi criada a paróquia de S. José da Lagoa, sendo seu primeiro Vigário o padre João Álvares Martins da Costa.

- Em 03 de abril de 1754, o Sr. Domingos Francisco dou um terreno para a construção da Igreja Matriz São José , através de escritura pública lavrada em cartório. A escritura faz a referência a uma capela anterior já existente, construída pelos moradores da época. A construção da igreja foi iniciada por volta de 1766, pois a capela existente não comportava mais a população local que havia aumentado muito. Recebeu sua primeira benção em 10 de novembro de 1768, realizada pelo Padre Antônio Pereira Moura Vasconcelos . Seu sino maior data de 1795. O altar-mor é de autoria do escultor e entalhador português Francisco Vieira Servas, da mesma época do Mestre Aleijadinho.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

Nos primórdios do Arraial São José da Lagoa, século XVIII, foi introduzido o culto a Nossa Senhora do Rosário. E ainda hoje as Guardas de Congo Nossa Senhora do Rosário são umas das nossas maiores manifestações culturais e religiosa.

- Em 1830 foi introduzida em São José da Lagoa a técnica de confecção do chapéu da palmeira do indaiá, planta nativa na região. Atividade que perdurou até meados do século XX, com grande importância financeira e social para a comunidade nova-erense.

- Por volta de 1845 foi construída a Fazenda da Vargem. Desde seus primórdios a Fazenda da Vargem teve papel de destaque na história do município. A propriedade manteve durante longos anos uma grande produção agropecuária, cafeeira e de açúcar, movida à mão-de-obra escrava. Em meio aos 10 mil metros quadrados de área ergue-se a monumental casa-sede, com suas numerosas janelas e portas na fachada. Foi tombada como Patrimônio Arquitetônico e Cultural de Nova Era, em março de 2005. É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- Em 1848, o Arraial São José da Lagoa foi elevado à categoria de distrito.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- Em 10 de junho de 1923 foi inaugurada o serviço de iluminação pública.

- Em 11 de agosto de 1923 a energia elétrica chegou a Matriz São José da Lagoa.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- Em 17 de dezembro de 1938, pelo Decreto n° 148 do Governador Benedito Valadares , o distrito foi emancipado com o nome de Presidente Vargas.

-Em 01 de janeiro de 1939 foi nomeado o primeiro Prefeito, o farmacêutico Nelson de Lima Bruzzi, que ficou no cargo até 1944.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- Em 08 de outubro de 1937 foi fundada a Corporação Musical Euterpe Lagoana.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- No decorrer da década de 40, o arraial São José da Lagoa, teve sua dinâmica revolucionada com a inauguração da Estação Desembargador Drumond em 13 de novembro de 1932. Em 1936, a estrada de Ferri Central do Brasil prolongou suas linhas do ramal de Santa Bárbara. Com a chegada da estrada de ferro e a Estação, a demanda por serviços aumentou, impulsionando a economia e desenvolvimento da cidade. Essa situação contribuiu para a emancipação política do distrito. Fica evidente que, se não fosse tal empreendimento, a emancipação provavelmente seria adiada por mais algum tempo.

Ponte Benedito Valadares.

- Em 13 de maio de 1940, esteve presente na cidade o Presidente da República Getúlio Dorneles Vargas e o Governador de Minas Gerais Benedito Valadares Ribeiro para inaugurar a Ponte de concreto armado sobre o Rio Piracicaba, a Ponte Benedito Valadares.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- No ano de 1942, o Governador de Minas mudou o nome de Presidente Vargas. O Governo Estadual acreditava na perspectiva de grande desenvolvimento econômico e social da região. Surgiu assim o nome de Nova Era - Lei 839 de 13 de junho - sendo óbvia a influência do poder público na escolha dessas denominações.

Acervo de Imagens antigas de Nova Era.

- Ao final da II Guerra Mundial, em 1945, o município de Nova Era se consolidava como um importante entreposto comercial para o transporte ferroviário de minério de ferro, madeira, gado e outras mercadorias. Foram instaladas várias pequenas indústrias (móveis, alimentos), e o seu comércio continuou crescendo, próximo a Estação Ferroviária da Estação e na Rua do Comércio ( hoje Rua Governador Valadares).

- Em 1947, após o fim da Ditadura Vargas e a realização das eleições gerais, tomou posse o primeiro Prefeito eleito de Nova Era, Dr. Leão de Araújo. Foi instalada também a primeira Câmara Municipal seu primeiro Presidente foi o Dr. Joaquim de Assis Lage, médico que prestou relevantes serviços à comunidade nova- erense , por mais de cinquenta anos.

- 0s anos de 1950 marcaram a história de Nova Era, pois a cidade passou por um grande processo de melhoria da sua infra-estrutura urbana: calçamento das ruas, construção de rede de esgotos e de eletricidade, além da abertura de estradas na zona rural. Foram construídos também a Maternidade Nossa Senhora das Graças, o Ginásio Estadual Nossa Senhora de Fátima e o Hospital São José. Estas três importantes obras foram construídas com verbas públicas conseguidas pelo Deputado Padre Pedro Vidigal, do antigo PSD. Político de grande prestígio na região, Pedro Vidigal tinha o apoio do então Governador de Minas Gerais, e depois presidente da República,Juscelino Kubitschek, de quem era amigo.

- No ano de 1951, o Governador Juscelino Kubitschek visitou a cidade para inaugurar a Maternidade Nossa Senhora das Graças. Em 1953, ele retornou à cidade para lançar a pedra fundamental da hoje Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima.

- Neste mesmo ano de 1953, Nova Era recebeu uma notícia memorável: o IPHAN (Instituto do Patrimônio Hist6rico e Artístico Nacional) fez o tombamento da Igreja da Matriz de São José, que passou a ser considerada oficialmente como um patrimônio do Brasil.

- Em 1957, foi inaugurado o Hospital São José de Nova Era, um dos mais modernos da região.

- Na década de 60, Nova Era já tinha uma das melhores infraestruturas urbanas da região do médio Piracicaba, superada apenas por Itabira.

- No ano de 1964, Nova Era perdeu o distrito de Bela Vista, que se emancipou por meio de decreto do Governador José de Magalhães Pinto, o que trouxe como consequência uma redução de sua população. Neste mesmo ano, os comerciantes de Nova Era tomam uma importante iniciativa para organizar e melhorar o comércio local: a fundação da Associação Comercial.

- Em 1970, a Secretaria Estadual de Educação instalou em Nova Era a Superintendência Regional de Ensino que contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino na região e também para reforçar a posição de Nova Era como uma cidade-pólo, na área de prestação de serviços.

- Em 1973, o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) fez o tombamento de todo o Conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Matriz. Desta forma, toda a Praça, e não apenas a Igreja da Matriz, passou a ser considerada como patrimônio da cultura brasileira. Esta também foi uma conquista da maior importância para a história e tradição da cidade.

- Nas décadas de 60 e 70, a CVRD, hoje Vale, cresceu muito e se consolidou como uma das maiores empresas de mineração do mundo. Deste trabalho participou um novae-rense ilustre, o Dr. Eliezer Batista da Silva, que chegou inclusive a ser seu presidente. Durante toda a década de 70, a CVRD fez a exploração do minério de ferro em Nova Era, na jazida do Piçarrão, construindo ali uma usina de concentração do minério. Nesse período, esta foi a principal atividade econômica do município.

- Na década de 80, exaurida a jazida do Piçarrão, a CVRD, hoje Vale, criou em Nova Era a empresa ELETROVA LE, especializada na produção de ferro silício para o mercado interno e externo. Em 1984, a ELETROVALE mudou seu nome e composição acionária, passando a se chamar NOVA ERA SILICON, mantendo a sua produção na mesma unidade industrial do Piçarrão.

- Ainda na década de 80, se iniciou de forma mais intensa em Nova Era a exploração de pedras preciosas (esmeraldas, águas marinhas) na jazida de Capoeirana, no Garimpo de Capoeirana.

- Em 1989, um grupo de voluntários se uniu em prol da restauração da Igreja Matriz de São José da Lagoa, iniciando uma campanha na Festa de São José para aumentar a arrecadação com a confecção de pastéis, denominado posteriormente "Pastel de São José". Esta campanha foi estendida para todas as quartas-feiras após a missa na Igreja Matriz, onde a comunidade se encontra para um agradável momento de prosa, degustando a deliciosa iguaria. É importante ressaltar que todos os ingredientes para a confecção do Pastel São de José são doados pela comunidade nova-erense, e são preparados há mais de vinte anos por esse grupo de voluntários que se dedica a essa causa magnânima, movido pela fé e consciência de preservação cultural.

No dia 13 de outubro de 1999, a cidade amanheceu tomada por uma surpresa, cessaram de vez o ranger dos trilhos de o buzinaço das locomotivas da Estrada de Ferro que trafegava no trecho central de Nova Era.

Típica cidade mineira, com 314 anos, o município de Nova Era está inteiramente localizado na Bacia do Rio Piracicaba, que tem relevante importância econômica para Minas Gerais.
A população segue as procissões religiosas; como na festa do Padroeiro São José da Lagoa. As festividades ganharam, além do expressivo caráter religioso conotações esportivas e culturais. A Festa inicia com a Novena em Honra ao Padroeiro São José no dia 10 de março. Durante todos os dias no Largo da Matriz São José podemos encontrar o tradicional Pastel de São José e comidas típicas nas barraquinhas e apresentações culturais de artistas da cidade e da região, e no dia 19 de março dia do Padroeiro, também é comemorado o aniversário da cidade.

Com localização geográfica privilegiada, possui área de 364 km2, com 17357 habitantes. Fica entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Vale do Aço, sendo cortada pela Rodovia BR 381 e a 20 Km a BR 262, corredores de transação de mercadorias e produtos industrializados entre o sul e o norte do país, além da ferrovia da VALE que é um corredor de exportação para os portos do Espírito Santo, recebendo, portanto, fortes influências econômicas desses importantes pólos de desenvolvimento de Minas Gerais.

Atrativos Turísticos

Praça da Matriz São José da Lagoa

Museu Municipal de Arte e História

Igreja Matriz São José da Lagoa

Fazenda da Vargem

Gruta de São José

Ponte Benedito Valadares

Manifestações Culturais

Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário do Bairro da Estação

Guarda de Congo Nossa Senhora do Rosário do Bairro Vila Santa Rosa

Corporação Musical Euterpe Lagoana

Festas Tradicionais

Carnaval

Festa do Padroeiro São José da Lagoa e Comemoração do aniversário da Cidade

Reinado de Nossa Senhora do Rosário

Cavalgadas e Festas do Peão

Informações: acervo do Departamento Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Nova Era.