CONTINUA SEM PREVISÃO DE LIBERAÇÃO A BR-381 EM NOVA ERA
Devido à queda de barreira e erosão da pista em trecho da BR-381, em Nova Era, muitos veículos se deslocaram pela MG-760 para acessar o Vale do Aço.
Continua interditada nos dois sentidos a BR-381 no Km-321 em Nova Era.No fim da tarde desta terça-feira (18), o deputado estadual Cleitinho Azevedo esteve no local e disse que vai cobrar do DNIT agilidade na solução do problema.
Por meio de nota, o Dnit informou que a recuperação do trecho de Nova Era é prioritária e será feita assim que possível.Mas não há previsão de liberação nem mesmo do desvio paliativo.
Veja as opções dos desvios divulgadas pelo departamento:
- Vindo de Governador Valadares pela BR-116, seguir até Caratinga. Em Caratinga, acessar a MG-329 e seguir até Rio Casca. Em Rio Casca, seguir a BR-262 até João Monlevade, já na BR-381
- Rota sugerida pelos caminhoneiros: vindo de Governador Valadares, acessar a MG-758 em Belo Oriente e seguir rumo a Guanhães e Itabira. Retornar à BR-381 em São Gonçalo
- Para quem está em Ipatinga, acessar a BR-458 e, em seguida, a BR-116 até Caratinga. Em Caratinga, acessar a MG-329 e seguir até Rio Casca. Em Rio Casca, seguir a BR-262 até João Monlevade, já na BR-381
Veja a nota do Dnit na íntegra explicando a situação no trecho:
"A recuperação desse trecho da BR-381/MG é prioritária para o DNIT e será feita tão logo seja possível, uma vez que o solo ainda está saturado. O objetivo é restabelecer o tráfego no menor tempo possível.
Tecnicamente falando, houve o chamado "cisalhamento de talude", provocado pelo grande volume de água e saturação do solo. Ou seja, houve deslocamento da massa de terra, pressionando a base da rodovia e levando ao rompimento da pista.
As equipes do DNIT estão avaliando soluções a serem adotadas, sendo que, no momento, é necessário aguardar, pois ainda está havendo movimentação de terra.
O trabalho do DNIT em Minas Gerais ocorre de maneira ininterrupta, desde o final de dezembro de 2021, para restaurar a trafegabilidade das rodovias federais no Estado, impactadas pelas fortes chuvas que ocasionaram quedas de barreiras e processos erosivos".