CONTATO COM POEIRA DA ENCHENTE DEVE SER EVITADO

CONTATO COM POEIRA DA ENCHENTE DEVE SER EVITADO

A lama e a água da enchente que invadiu grande parte dos ribeirinhos em Nova Era e todo estado, pode fazer mal a saúde das pessoas, principalmente das crianças. A água, o lodo e mesmo a nuvem de poeira que pode se formar nesses dias devem ser evitados.

Rua Mário de Carvalho/ Após enchente 2022

De acordo com a médica da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque, Danielle Gutierres, doenças como hepatite, leptospirose (provocada pela urina de rato), viroses e gastroenterites são facilmente transmitidas nesse período através da água e da lama. "A criança fica mais suscetível a essas contaminações por ter o sistema imunológico em formação", explica a especialista, acrescentando que a poeira também afeta mais as crianças, pois suas vias aéreas são mais estreitas e a mucosa mais sensível.

Bairro Sagrada Família/ Nova Era-MG

Conforme a médica, as consequências se agravam se a criança já tem um histórico de doenças respiratórias, como bronquite, asma ou rinite.

Cuidado com alimentos


A secretária de Saúde de Brusque, Maria Aparecida Morelli Belli, faz o alerta para que as pessoas tomem cuidado, façam boa higiene, também no manuseio dos alimentos. "Caso eles tenham tido contato com as águas, descarte-os, quem tiver dúvidas deve procurar a Unidade de Saúde de seu bairro", afirma a secretária.

Conforme ela, pessoas que tiveram machucados em contato com a água e a lama, devem procurar a Unidade de Saúde para atualizar a dose da vacina antitetânica, caso já tenha passado 10 anos da última vacina. "Não há vacinas preventivas de doenças relacionadas com enchentes, cabe à população tomar os cuidados necessários para evitá-las. Ao apresentar sintomas como febre, desconforto, procure o mais rápido possível a Unidade de Saúde para analisar o caso", alerta.