URGENTE: ROMPIMENTO DE BARRAGEM NA BAHIA MOBILIZA AUTORIDADES

Gestão municipal já estava em alerta pois o rio Verruga transbordou na madrugada deste sábado (25) e já havia alagado casas.

Ilustrativa

Ilustrativa

A prefeitura de Itambé, cidade no sudoeste da Bahia, anunciou na noite deste sábado (25) que uma barragem da região se rompeu e que uma forte enxurrada deve atingir áreas do município.


A barragem fica no distrito de Iguá, em Vitória da Conquista, cidade a cerca de 58 km de Itambé. Entretanto, a prefeitura de Itambé emitiu o alerta pois o riacho da barragem atinge rios que chegam até Itambé.

A prefeitura destacou que todos os moradores devem evacuar das proximidades do rio Verruga. A gestão municipal já estava em alerta pois o rio transbordou na madrugada deste sábado e havia alagado casas.

Inicialmente, a prefeitura registrou o desabamento de dez casas, mas não há detalhes se outros imóveis caíram. Também não há registro de feridos, nem de desaparecidos.

Antes do anúncio do rompimento da barragem, alguns bairros de Itambé já tinham registado alagamentos como o Agenor Novaes, Centro e Sidney Pereira de Almeida. Segundo moradores foi a maior chuva em 20 anos.

Centenas de famílias estão desabrigadas e desalojadas. A defesa Civil e prefeitura estão nas ruas fazendo levantamento dos estragos e dando assistência para as famílias desabrigadas. As pessoas estão sendo encaminhadas para colégio do município.

Sul da Bahia tem 4,2 mil desabrigados por chuvas


A Defesa Civil da Bahia e as prefeituras das cidades atingidas informaram neste sábado (25) que são quase 4,2 mil desabrigados e mais de 11,2 mil desalojados no estado. Os feridos são 286 e 17 morreram nas enchentes. A população atingida chega perto de 380 mil pessoas de 66 municípios, como Ilhéus, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista. Os números de desabrigados e desalojados no sul da Bahia por causa das chuvas que começaram na última quinta-feira (23) vêm aumentando.

No Twitter, muitos moradores publicaram relatos e vídeos das inundações. E o alerta sobre a região deve continuar. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul da Bahia continua com status de perigo e perigo potencial para chuvas intensas.
Mais chuvas.

Nas áreas mais graves, existe a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e ventos entre 60km e 100km por hora.
De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil Nacional já liberou R$ 17,5 milhões aos municípios baianos afetados pelas chuvas para ações de resposta ao desastre natural e reconstrução de infraestrutura danificada.