O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, anunciou na manhã desta sexta-feira (12), que a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já avalia critérios que podem suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais aberto. Já a desobrigação do acessório em ambientes fechados ainda não é discutida pelo governo.
Segundo Baccheretti, caso a medida seja aprovada, a desobrigação do uso de máscara deve acontecer de maneira escalonada para cada município, já que a taxa de vacinação de cada um é diferente.
Para que os mineiros possam circular livremente sem o equipamento de proteção facial, é necessário aumentar a cobertura da população de duas doses da vacina contra a Covid-19. Assim que essa marca for atingida, se a taxa de transmissão da doença ainda for baixa, a SES-MG poderá desobrigar o uso do acessório em lugares abertos.
"Primeiro, temos que checar qual é a quantidade de vacinação temos que considerar. No final deste mês, devemos atingir 75% do público alvo com as duas doses", disse o secretário.