PORQUE MUITAS MULHERES SE SUBMETEM AO JUGO DA ESCRAVIDÃO NO CASAMENTO?

Bethânia Borges, Neuropsicologia e Psicopedagogia

PORQUE MUITAS MULHERES SE SUBMETEM AO JUGO DA ESCRAVIDÃO NO CASAMENTO?

É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão" (Gálatas 5:1)

Essa reflexão não se trata de afazeres domésticos, que fique claro. E que fique claro também que nessa tarefa o homem pode e deve ajudar.

O que pretendo abordar trata-se de paradigmas que muitas pessoas precisam quebrar:

Casamento não é pra ser exibido como um troféu do qual uma das partes precisa se submeter a todo tipo de humilhação a fim de provar para um pequeno grupo de pessoas que pensam como ela que tem um cônjuge? Ter um cônjuge não é sinônimo de ter uma família. Deus ama família. Família é um processo de ser e não de ter, "ser família" e não "ter família". Deus ama quando pessoas são família, ou seja tratam-se com respeito mútuo, dignidade, fidelidade, lealdade.

O divórcio não deve ser visto como um pecado em situações extremas. Em muitas situações esse direito civil deve ser exercido, graças a Deus hoje esse direito é garantido. Ninguém precisa morrer pelo outro, Jesus fez isso na cruz justamente para que nós pudéssemos ser livre de todo jugo de escravidão. Violência física moral e psicológica são crime e devem ser julgados no âmbito da lei e não por você que vê a vida dos outros por fora e quer dizer se ela está agindo corretamente ou não. O único juiz que tudo vê é Deus, ele sim pode julgar.

Orar pela restauração e salvação de uma pessoa não faz de você um prisioneiro dela. As pessoas podem sim orar e praticar as disciplinas espirituais em favor de alguém mesmo separação de corpos.

Os cônjuges que se divorciam precisam buscar ensino e aconselhamento de pessoas que sejam capazes de fazer isso e buscar de Deus antes de entrar em novo casamento para que a ferida emocional do primeiro casamento não interferira no segundo casamento.

Feridas emocionais relacionados a paternidade e maternidade ou aquelas relacionadas a abusos precisam ser tratadas, independente se a pessoa ferida é casada ou solteira.

Pai e mãe podem ser família com seus filhos, mesmo que não sejam mais cônjuges

Casamentos doentes adoecem os filhos também e geram feridas e traumas.

Deus não nos deu espírito de covardia, mas sim nos dotou de inteligência, de flexibilidade cognitiva, nos deu oportunidade de buscarmos a sabedoria para nós mesmos, buscarmos aconselhamento. Submeter-se ao adoecimento e a uma vida de luto emocional é uma questão de escolha. Mudar é uma escolha. Não mudar também é uma escolha.

? Não coloque sua responsabilidade na conta de Deus. A medicina é benção é uma benção e muitas pessoas não recorrem a ela porque pensam que somente serão curadas por milagres divinos. A inteligência e capacidade humana foi dada por Deus para servir a todos. Assim, pessoas doentes que esperam que o milagre vai chegar e não vai ao médico o faz por ignorância, da mesma forma pessoas que vivem situações extremas no casamento e colocam na conta de Deus essa "restauração".

Deus fica feliz quando as pessoas estão em situações reais de sofrimento, uma vez que podem sair delas e insistem?

Se você conhece uma pessoa religiosa que vive no jugo da escravidão do casamento e que escolhe não divorciar e buscar de Deus um novo tempo para sua vida essa é uma escolha pessoal e intransferível. Muitos paradigmas foram quebrados com o passar do tempo e as pessoas perceberam que esses paradigmas eram questões sociais e não Bíblicas.

Deus ama quando as pessoas são família e deseja que todos consigam ser.