INSS DIVULGA CALENDÁRIO PARA RETOMADA DAS PROVAS DE VIDA

INSS DIVULGA CALENDÁRIO PARA RETOMADA DAS PROVAS DE VIDA
Na última sexta-feira (26), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou a programação de retomada do calendário de prova de vida para aposentados e pensionistas de todo o Brasil.

O INSS publicou a Portaria nº º 1.278, no Diário Oficial da União (DOU), que assegura que os aposentados e pensionistas, que não fizeram prova de vida entre março de 2020 e abril de 2021, não terão seus benefícios bloqueados. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

De acordo com a norma, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanecem e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

A partir do mês de maio, o bloqueio resultante da falta de prova de vida aos beneficiários residentes no Brasil seguirá de forma escalonada, conforme sugerido no cronograma abaixo: