CENIBRA ESTABELECE RECORDE DE PRODUÇÃO DE CELULOSE

CENIBRA ESTABELECE RECORDE DE PRODUÇÃO DE CELULOSE

A Celulose Nipo-Brasileira S.A. (CENIBRA), de Belo Oriente/MG, estabeleceu em 2020 novo recorde anual de produção, conforme informou o Diretor Industrial e Florestal da Empresa, Júlio César Tôrres Ribeiro.

"Fechamos o ano de 2019 com uma produção anual de 1.273.282 toneladas, sendo 50.394 toneladas acima do valor orçado, estabelecendo um novo recorde de produção anual. A magnitude do recorde foi amplificada pela não execução da Parada Geral no ano de 2020. Porém, descontando a produção dos dias de Parada, ainda teríamos superado o recorde anterior em mais de 13 mil toneladas", explicou.

Mais importante do que o recorde foi a dedicação e o engajamento dos empregados e prestadores de serviço que, suportados pela criação e adoção de um rígido protocolo de prevenção à Covid-19, mantiveram a estabilidade da produção ao longo do ano, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia.

Segundo Júlio, as medidas de enfrentamento à pandemia proporcionaram condições adequadas para o trabalho e, em momento algum, houve interrupção dos processos produtivos. "O sucesso na prevenção, no controle e na mitigação dos impactos inerentes ao novo coronavírus decorreu de um trabalho que teve como foco o bem-estar humano. Desde o início, a CENIBRA forneceu aos empregados, familiares e parceiros informações precisas, equipamentos adequados e assistência profissional, o que garantiu a plena produtividade de suas operações", enfatizou.


Merece destaque também a mudança de regime de trabalho para Home Office de grande parte do pessoal administrativo, sem perda de qualidade e/ou rapidez na execução de tarefas, e os desafios vencidos na adequação da operação florestal.

Outros fatores que contribuíram para o ótimo desempenho anual da Empresa são os investimentos contínuos na modernização da Fábrica e das operações florestais e na eliminação de gargalos.

História

Fundada em 13 de setembro de 1973, a CENIBRA está localizada no Leste de Minas Gerais e atua em 54 municípios, com área própria de mais de 250 mil hectares, onde 51% são destinados ao plantio de eucalipto e 41% à Preservação Permanente e à Floresta Nativa, sendo o restante ocupado por áreas destinadas para a infraestrutura e outros. O manejo praticado pela CENIBRA promove a preservação ambiental e utilização responsável dos recursos naturais.

Respeitada no cenário nacional e internacional, a CENIBRA é referência no equilíbrio entre a produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto de alta qualidade, na conservação dos recursos naturais, na valorização do ser humano e no desenvolvimento econômico. O controle acionário da companhia pertence à Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co., Ltd. – JBP, um grupo de empresas japonesas com experiência e expressiva interação com o Brasil.