SERIAL KILLER DO DF: CADELA QUE ATUOU EM BRUMADINHO AJUDA NAS BUSCAS POR LÁZARO

SERIAL KILLER DO DF: CADELA QUE ATUOU EM BRUMADINHO AJUDA NAS BUSCAS POR LÁZARO

As buscas por Lázaro Barbosa nos municípios de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás ganharam reforços importantes. Desde a tarde desse sábado (19), o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás disponibilizou três cães especialistas em farejar o odor de pessoas. Um dos animais empenhados é a cadela Cristal, da raça border colie, que atuou nas buscas às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em 2019.

Além de Cristal, chegaram ao QG da operação, em Girassol, Dart, um pastor alemão, e Hope, da raça bloodhound.

Em contato com a reportagem, o capitão Mendonça, responsável pela equipe de busca com cães na região, disse que os três animais colocados à disposição não trabalham com o rastro, ou seja, com um odor específico da pessoa, como peça de roupa. O modo de busca deles é o venteio, quando o cão consegue detectar pelo ar odores ou substâncias liberados pelo corpo.

Mendonça afirmou que nenhum dos três cães foram "a campo" ainda e estão na escola que virou ponto de apoio da operação. "Em princípio, quando forem solicitados, vai haver sim um rodízio entre eles. Não vão ser empenhados exaustivamente, estão à disposição caso precise. A nossa convocação é exatamente para, se for possível, conseguir rastrear o local em que o Lázaro esteja", disse.

A convocação dos cães especialistas no venteio foi feita pelo secretário de segurança de Goiás.