Com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura de Nova Era, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, intensificou os serviços de prevenção de acidentes em área de risco e monitoramento de regiões propensas a alagamentos e deslizamentos. As equipes também monitoram presencialmente o nível do Rio Piracicaba.
O superintendente da Defesa Civil, Diego Baeta, informou neste sábado a nossa reportagem que o Rio Piracicaba segue com 2,28 acima no nível normal, mas que não oferece riscos.
A Defesa Civil realiza o monitoramento do rio de forma presencial todos os dias, no início da manhã, e a partir de então faz o acompanhamento por meio da régua telemétrica digital, onde o sistema atualiza a informação a cada 15 minutos sendo uma na Avenida Kennedy e outra na Av. Copacabana no Bairro das Graças. A Defesa Civil também vem realizando visitas técnicas preventivas em locais onde ocorrem pequenos deslizamentos para garantir a segurança dos moradores.
EM CASOS DE INUNDAÇÕES OU ENCHENTES
Em ocorrências de salvamento em enchentes ou evacuação imediata, os cenários são dinâmicos, a Defesa Civil conta com apoio imediato do Grupo de Atendimento Voluntário de Emergência (GAVE), e do Corpo de Bombeiros Militar.
A Defesa Civil de Nova Era está equipada com caminhonetes, drones e embarcaçona. Na última enchente em 2022 trabalho do GAVE foi indispensável, voluntários se desdobavam 24 horas para atuar no resgate e distribuição de donativos aos atingidos, levando a instituição a receber mais um certificado de Honra ao Mérito pelo Executivo Municipal este ano de 2024.