MULA CRIA EM NOVA ERA E SURPREENDE A TODOS POR SER UM FENÔMENO RARO NA NATUREZA

MULA CRIA EM NOVA ERA E  SURPREENDE A TODOS POR SER UM FENÔMENO RARO NA NATUREZA

O burro e a mula são animais híbridos, fruto do cruzamento entre jumento (Equus asinus) e égua (Equus caballus), considerados inférteis. Outro híbrido, também infértil, gerado por equinos e asininos é o bardoto, filho de jumenta com cavalo. Em casos raros, os animais híbridos são férteis.

Um dos motivos da dificuldade em se reproduzirem se mostrou através de avaliações citológicas, os asininos possuem 62 cromossomos, enquanto os equinos possuem 64 cromossomos, e dessa maneira o produto gerado por esse cruzamento apresenta 63 cromossomos com muitos pares combinados de forma desigual (HSU; BENIRSCHKE, 1968).


Essa diferença cromossômica pode dificultar a produção de espermatozoides em burros e de óvulos em mulas. Além disso, os órgãos genitais desses animais não são perfeitamente desenvolvidos.

Esse fenômeno raro da natureza, aconteceu na madrugada do dia 23 para 24 de Fevereiro de 2024, no Sítio Bicuíba, Nova Era- MG. A mula nomeada de Pérola, do propriet√°rio Jeferson Alves da Silva deu a luz a uma f√™mea, fruto de uma cruza com um cavalo, surpreendendo a todos, assim como o propriet√°rio, que desconhecia a fertilidade do animal.


A mula e sua cria seguem saud√°veis, Pérola tem se mostrado uma ótima mãe e produzido leite suficiente para mantença e nutrição do filhote.

A nossa reportagem falou com a médica veterinaria novaerense Gabriela Felix, que se dispos a acompanhar de perno para saber se potra também é fértil.