O 12º Departamento de Polícia de Ipatinga realizou um estudo de dados envolvendo as quatro maiores cidades do Vale do Aço, em resposta a solicitação de alguns veículos de imprensa, sobre ocorrências envolvendo pessoas idosas. O estudo revela um aumento significativo de ocorrências policiais envolvendo vítimas idosas na cidade de Ipatinga, enquanto Coronel Fabriciano e Timóteo apresentaram variações menores ou diminuição dessas ocorrências.
Ipatinga registrou um acréscimo de aproximadamente 119% entre 2021 e 2022, enquanto Santana do Paraíso teve um aumento de 32,06%. Considerando a comparação com o período de 2020, em que ocorreu a pandemia da Covid-19, Coronel Fabriciano registrou uma diminuição de 23,04% das ocorrências deste tipo, e em Timóteo registrou-se uma diminuição de 33,4%, comparando-se o mesmo período.
O aumento significativo desse tipo de ocorrências na cidade de Ipatinga foi impulsionado principalmente por crimes contra o patrimônio, com destaque para o estelionato, seguido pelo furto, tendo como perfil de vítima a pessoa idosa.
Ao considerar os últimos seis anos, as quatro cidades apresentaram um total de 6.690 ocorrências, ou seja, uma média de 1.115 ocorrências por ano, considerando uma população total de 505.358 mil habitantes em toda a região avaliada.
Apesar do aumento de ocorrências em Ipatinga, é importante ressaltar que, no estudo das médias, considerando os anos avaliados, temos um ranking em que Santana do Paraíso aparece com o menor índice de média, seguido por Ipatinga com a segunda menor média de ocorrências por ano, Timóteo ocupa a terceira posição e Coronel Fabriciano a quarta.
O Delegado-Chefe do 12º Departamento de Polícia de Ipatinga, Gilmaro Alves Ferreira, ressalta que o presente estudo é uma análise geral do tema e não leva em consideração diversos outros fatores que impactam nesse tipo de criminalidade, como o perfil psicossocial das vítimas e dos autores, questões socioeconômicas e demais elementos que definem a causa/efeito de determinado tipo de delito. É muito importante esclarecer que a Polícia Civil, por meio do 12º Departamento de Ipatinga, já está tomando medidas para enfrentar essas ocorrências, em que foi observado um aumento nos índices, bem como combatendo efetivamente essas condutas.
O Chefe do Departamento destaca que essa análise abrange não apenas os crimes previstos no Estatuto do Idoso, mas todas as ocorrências envolvendo vítimas com mais de 65 anos de idade. A divulgação dessa análise ocorre em alusão ao Dia Internacional da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência praticadas contra os idosos, além de buscar a implementação de ações apropriadas para enfrentar esses crimes.