O número de desabrigados - pessoas que precisam de um auxílio do governo para moradia - subiu por conta das chuvas constantes em Minas Gerais. São 546 pessoas nesta situação. O total de desalojados - pessoas que deixaram as residências momentaneamente -, também aumentou: de 2.116 para 2.185.
Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual, atualizado nesta segunda-feira (14). Neste período chuvoso, iniciado em outubro, um cadeirante de 62 anos perdeu a vida com a queda de um muro, durante forte precipitação, em Piraúba, na Zona Mata.
27 cidades mineiras já decretaram situação de emergência. São elas: Alfenas, Capetinga, Aracitaba, Alto Rio Doce, Lassance, São João Del Rei, São Gonçalo do Sapucaí, Senador Firmino, Barbacena, Visconde do Rio Branco, Antônio Carlos, Muriaé, Urucânia, São Sebastião da Vargem Alegre, Paula Cândido, Presidente Bernardes, Guiricema, Cana Verde, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas, Alpercata, Três Corações, Nova União, Carandaí, Piedade do Rio Grande, Monte Santo de Minas e Capitão Eneas.
Previsão
A previsão do tempo para hoje é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nas cidades do Triângulo, Alto Paranaíba, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
Atenção, belo-horizontinos! A Defesa Civil da capital emitiu alerta de possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte nas próximas três horas. O aviso vale, pelo menos até as 3 e meia da tarde de hoje.
De acordo com o Inmet, em Belo Horizonte, o dia vai ser de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais a partir da tarde. A temperatura mínima foi de 18 °C, a máxima estimada é de 28 °C.