Cidade mineira é escolhida para construção de fábrica de aeronaves e 820 empregos serão gerados

Essa será a primeira empresa fabricante de aeronaves deste porte no estado.

Cidade mineira é escolhida para construção de fábrica de aeronaves e 820 empregos serão gerados

A cidade de Araxá, em Minas Gerais, receberá uma unidade da Desaer – Desenvolvimento Aeronáutico, empresa fabricante de aeronaves regionais com capacidade para até 50 passageiros. Essa será a primeira empresa fabricante de aeronaves deste porte no estado.

Para construção e operação da fábrica, serão investidos R$ 685 milhões, e 820 empregos diretos e indiretos serão gerados, com previsão de início das operações em janeiro de 2025. A primeira aeronave que será construída é um avião bimotor com capacidade para 19 passageiros, que pode ser convertida em transporte aeromédico, de tropas ou paraquedistas, patrulha e vigilância.

Durante atendimento à imprensa, no anúncio da implantação do empreendimento, o governador Romeu Zema lembrou que a Desaer foi disputada por sete estados, e que mais uma vez Minas se sobressaiu pela forma com que trata o investidor. "É uma indústria que causa um grande impacto positivo na economia, pois estamos falando de uma empresa que ofertará um produto com elevada tecnologia e alto valor agregado", afirmou.

Para o governador, a mão de obra qualificada e especializada foi uma das vantagens apresentadas para que Minas Gerais fosse escolhido. "São empregos que demandam uma formação contínua. Isso faz com que outros empreendimentos, como os fornecedores, venham para a região também", destacou.

CEO da Desaer, Evandro Fileno revelou os motivos da escolha de MG para a instalação da unidade de produção. "Havia outros sete estados na disputa, mas escolhemos Minas Gerais pela forma amigável e transparente com que o Governo de Minas nos tratou do início ao fim das negociações. A cidade de Araxá, por sua vez, também nos ofereceu ótimas condições para a realização dos ensaios com as aeronaves", disse.


Fileno explicou que a empresa já desenvolveu seu primeiro projeto de aeronave, o ATL-100, um modelo leve, com capacidade para transportar até 19 passageiros, que opera em pistas curtas e não pavimentadas e de fácil manutenção. O foco é a operação na aviação regional e em locais em que o avião é o meio mais rápido e seguro de transporte, como a região Amazônica.