SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ANUNCIAM PARALISAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS ANUNCIAM PARALISAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA
No site oficial do Sind-UTE/MG um comunicado informa sobre a paralisação e manifesto nesta sexta-feira, dia 06 de maio. "A luta continua e a Educação não vai abrir mão do Piso Salarial", destaca o comunicado.
De acordo com a direção do Sindicato, a categoria realizará o ato – manifestação na cidade administrativa, em Belo Horizonte, às 09 - para cobrar do governo de Minas o cumprimento da política do Piso Salarial Profissional Nacional e a aplicação do reajuste do Piso referente ao ano de 2022, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa na Proposição de Lei 25.025/2022.

O Sind-UTE/MG também destacou que a manifestação também se dedica à luta contra os projetos "Mãos Dadas" e "Somar" implantados pelo Governo.

Já foi denunciado pelo Sindicato as consequências do "Mãos Dadas". A exemplo, está a imposição de um deficit financeiro às prefeituras com o aumento do número de matrículas na Rede Municipal e um desemprego estrutural na categoria. As/os trabalhadoras/es em Educação atingidas/os pelo "Somar" sofrem com o desrespeito de direitos trabalhistas, como o atraso dos salários.

Neste mês de maio, após publicação da Lei 24.035/2022, sancionada pelo governador Romeu Zema no Diário Oficial de Minas Gerais foi garantido o reajuste de 10,06% dos salários de todos os servidores públicos estaduais. A recomposição salarial começou a valer na folha de pagamento de abril, paga em maio.

De acordo com o Governo, "a porcentagem de reajuste corresponde à recomposição salarial do funcionalismo público de acordo com o índice de inflação verificado pelo IPCA no último ano e é o limite do que o Governo de Minas pode conceder dentro das restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal".

Os servidores cobram pela aplicação do reajuste do piso referente ao ano de 2022, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, mas a pauta segue em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).