CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS LEVA A PEÇA "JANEIROS" PARA DEZ CIDADES DE MG, INCLUINDO NOVA ERA

A estimativa é de que mais de 1.800 crianças assistam ao espetáculo.

CIA. CARROÇA DE MAMULENGOS LEVA A PEÇA "JANEIROS" PARA DEZ CIDADES DE MG, INCLUINDO NOVA ERA

Em ininterrupta itinerância há 45 anos, a Cia. Carroça de Mamulengos é formada pela família Gomide – uma trupe teatral que percorre o país levando a arte popular brasileira ao público através de apresentações e oficinas. A companhia teve origem na cidade de Brasília, mas atualmente tem residência no Cariri cearense e roda o país com os seus espetáculos inspirados na cultura popular.

A partir de 30 de abril, a Carroça de Mamulengos leva o seu espetáculo "Janeiros" para dez cidades mineiras, pelas quais passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas: Periquito, Tumiritinga, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Coronel Fabriciano, Nova Era, Antônio Dias, Bela Vista de Minas e João Monlevade.


Com direção de Rodolfo Vaz, "Janeiros" foi criado durante um período em que a companhia se fixou em Minas, em 2014. "É um espetáculo montado com a criatividade mineira. A equipe de criação é toda mineira. Por isso, é uma peça meio bucólica, barroca. Os figurinos e cenários trazem essa a ideia das montanhas e percursos característicos do estado", diz Maria Gomide, integrante da Carroça, que assina a dramaturgia em parceria com Raysner de Paula.


Sobre a peça > Em cena, estão quatro irmãos Gomide – Maria, João, Isabel e Matheus. Entre memórias e sonhos, a peça conta e canta a trajetória de vida e arte da família em suas itinerâncias pelo Brasil. O espetáculo aborda a passagem do tempo, os desafios de perseverar e de manter uma companhia de teatro por tantos anos.