FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL VÃO À JUSTIÇA PARA EVITAR VOLTA IMEDIATA AO TRABALHO PRESENCIAL

Sindicato alega temor devido às novas variantes e acusa banco de falta de diálogo

Foto Ilustrativa/ Nova Era-MG

Foto Ilustrativa/ Nova Era-MG

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região Metropolitana acusa o Banco do Brasil de convocar todos os funcionários a voltarem ao trabalho presencial mesmo com a descoberta de novas cepas da covid-19. Alguns dos funcionários, inclusive, fazem parte de grupos de risco.

"A convocação desses funcionários do Banco do Brasil foi feita de forma muito abrupta, desrespeitosa. No dia 4, o banco, às 17h horas, mandou um comunicado pedindo retorno imediato aos postos de trabalho. Foi muito radical, as pessoas não tiveram tempo para se preparar e se organizar"disse Ramon Peres, presidente do sindicato.

"Também causou muito estranhamento e deixou as pessoas assustadas, porque de uma hora para outra, elas trabalhando de forma remota com máxima eficiência, tudo certinho, e de repente o banco as chama para trabalharem presencialmente no dia seguinte", prosseguiu.

O presidente do sindicato também afirma que diante das dificuldades de diálogo foi necessário judicializar a questão. "O banco nos chamou em dezembro para tratar do retorno ao trabalho presencial do pessoal que é do grupo de risco. Mas ele não quis negociar", explicou.

Em nota, o Banco do Brasil afirma que tem como prioridade a segurança das pessoas. Assim, segue as recomendações e protocolos estabelecidos obedecendo às decisões das autoridades públicas competentes.

O banco afirma ainda que desde março de 2020 implementou diversas medidas de proteção para os seus funcionários ,tais como isolamento social e aquisição e distribuição de máscaras, entre outras.

Em relação ao plano de retorno ao trabalho presencial, o Banco do Brasil alega que todos os procedimentos estão sendo realizados de forma a manter as medidas de segurança sanitária nos ambientes de trabalho. A instituição também que o tema foi objeto de negociação com as entidades sindicais.