A lentidão provocada pelo tombamento de um caminhão-tanque carregado com gás de cozinha chegou a 19 km, conforme informação divulgada às 18h42 pelas redes sociais da Via 040, concessionária responsável pela rodovia. O veículo tombou no Anel Rodoviário, na tarde desta terça-feira (21), na altura do km 540, no bairro Betânia, na Região Oeste de Belo Horizonte, por volta do meio-dia.
O caminhão para transferência da carga já está no local, mas, segundo a Via 040, ainda não há previsão para a liberação da pista. O acidente aconteceu no sentido Vitória.
A concessionária afirma ainda que o trânsito opera em mão dupla na pista sentido Rio, no trecho entre o acidente e a Via do Minério.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três viaturas com militares estão no local para realizar o isolamento do veículo carregado com 29 mil litros de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha. Não houve vítimas, mas há risco de explosão no local.
Até as 19h30, não havia previsão para liberação da pista.
Segundo a Via 040, concessionária que administra o trecho, às 12h20 havia interdição total nos dois sentidos, com congestionamento por 4 km.
Por volta das 13h45, a Via 040 abriu passagem de contingência, o que permitiu o trânsito na contramão, usando uma faixa da pista contrária para movimentação de veículos no engarrafamento. Às 14h30 a lentidão alcançava 9 km no sentido Vitória.
Mais tarde, por volta das 18h, o congestionamento já chegava a 14 km, na altura do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Foto: Lucas Franco/TV Globo
G1 GLOBO MINAS